quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

INELEGIBILIDADE É A PALAVRA....


EUNÁPOLIS - A matéria publicada no Site Boca de Brasa nesta quarta-feira (26), tendo como conteúdo principal a inelegibilidade do ex-deputado estadual da Bahia e ex prefeito de Eunápolis, Paulo Dapé Ernesto Pereira da Silva, já é motivo de muitos comentários na cidade. Paulo, que administrou o município no período de 1997/2000, teve uma administração amplamente divulgada. Conciliou acertos misturados também a muitos problemas. Detentor de muitos processos na Justiça o que tem ocasionado muitos tormentos para o mesmo. Nas eleições de 2008, quando obteve uma expressiva votação de mais de 16 mil votos, ficou comprovado posteriormente que os votos não foram computados pela Justiça Eleitoral, em decorrência da sua impugnação. De lá prá cá, perdeu muitos liderados. Porém é bom ressaltar que até os dias atuais Dapé continua com muita bagagem política. Hoje, é comum nos quatro cantos da cidade ouvir o nome do seu filho Júnior Dapé, como possível candidato a prefeito de Eunápolis nas próximas eleições - (2012), cujo nome vem ganhando forças, apesar que a campanha ainda não começou. Se realmente Paulo Dapé não sair candidato a prefeito de Eunápolis, será que ele apoiará o seu filho Júnior Dapé? Primeiro, não sabemos se o Júnior pretente se candidatar, por outro, não sabemos se Paulo Dapé será candidato. Os sentimentos devem prevalecer. Vamos tentar ouvi-lo.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Eunápolis: a Câmara Municipal está dividida?


EUNÁPOLIS - A decisão tomada pelos vereadores na última sessão ordinária do último dia do ano de 2010, foi desfeita pela Justiça, através de decisão em caráter liminar. O vereador Ubaldo Suzart, assumiu a presidência e o vereador Valdiran Marques sentindo-se prejudicado recorreu da decisão no Tribunal de Justiça - TJ/BA. Até o momento, parece que nada foi expedido. Não importa a decisão, o prefeito José Robério está com um pepino do tamanho de Eunápolis para descascar. Poir mais que Robério tente se explicar dizendo que não tinha preferência, ninguém acredita. Todos sabiam que a preferencia do gestor, era para que o vereador Ubaldo Suzart, fosse o vencedor. Ouvi nos bastidores que já estão pensando até em CEI - Comissão Especial de Inquérito, para apurar possíveis irregularidades praticadas pelo prefeito. Já é tarde, porém é preciso. Apurar não quer dizer cassar. Apurar indícios é um dever do legislativo. Existem rumores de várias irregularidades praticadas e fatos comprovados e encaminhados pelo Ministério Público, através do promotor de justiça - Dr. Dinalmari Mendonça Messias à justiça. Seria uma boa oportunidade. Com a palavra os senhores vereadores.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Faça valer o seu direito de escolher


Conforme noticiamos no site Boca de Brasa, na primeira quinzena de fevereiro do corrente, vamos mostrar para a comunidade e região, mitos e verdades dos prefeiturávies eunapolitanos. No ano vindouro (2012), teremos eleições para prefeito e vereadores em todo país, em Eunápolis não será diferente. Muitos nomes estão surgindo. Tem candidato para todos os gostos. Candidatos sem expressão, sem densidade eleitoral, quase sem nada. É a democracia. Por outro lado, temos também nomes de velhos conhecidos. O povo precisa ficar atento. Temos que pensar antes de votar. A liberdade faz parte do nosso país. Ditadura nunca mais. Tem candidatos sem nenhuma estrutura aparentemente, mas são honrados e dígnos. É preciso ter o discernimento na hora de votar. Faça valer o seu direito de escolher e de votar em quem você achar correto.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A partir da 1ª quinzena de fevereiro, mitos e verdades sobre os prefeituráveis de Eunápolis.


Faltando dois anos para as eleições municipais, muitos nomes estão sendo comentados como possíveis candidatos a prefeito de Eunápolis. Para que o eleitor tenha melhor conhecimento a respeito, o Site Boca de Brasa, fará uma reportagem na primeira quinzena de fevereiro sobre todos os possíveis candidatos, mostrando mitos e verdades de cada um. O eleitor vai ter melhor conhecimento dos atos cometidos pelos mesmos, bem como ficará sabendo se realmente os nomes comentados nos bastidores da política local, sairão candidatos na sua totalidade. Fique de olho. Analise o passado de cada prefeiturável.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Edmundo Novais - o Edmundo do Alecrim.

Edmundo do Alecrim com o deputado estadual Ronaldo Carletto - (PP)


Faltando dois anos para às eleições municipais vários nomes vem sendo especulados para a disputa das vagas para Prefeito e Vereadores em Eunápolis - extremo sul da Bahia. Junto aos possíveis candidatos figura-se o nome de Edmundo Novais - mais conhecido como Edmundo do Alecrim - líder comunitário que vem fazendo um trabalho de base. Edmundo que é conhecedor das carências da cidade, vem se comportando de maneira autêntica. Bom menino e que tem possibilidades concretas de chegar ao Legislativo de Eunápolis. O município está precisando realmente de pessoas compromissadas com os anseios da comunidade.

ESCOLA PÚBLICA PARA DEPENDENTES DE POLÍTICOS ELEITOS

Em 2007 o Senador Cristovam Buarque apresentou uma proposta ousada: que político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.
Infelizmente o senado não parece ter levado essa proposta muito à sério. É uma pena. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino poderia sofrer grandes impactos. Não sei se os professores iriam suportar os anjinhos... Recebi i-mail com conteúdo favorável ao projeto, argumentando também que o......
..........O SENADOR DEVERIA INCLUIR NESSA LEI TAMBÉM O SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA PARA OS POLÍTICOS ELEITOS. JUNTAMENTE COM FILHOS, MULHERES E DEMAIS PARENTES.

PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 480/07

Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º
Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de educação básica.

Art. 2º
Esta Lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no máximo, 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo Único. As Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas Estaduais poderão antecipar este prazo para suas unidades respectivas.

JUSTIFICAÇÃO
No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação básica em escolas privadas. Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para com o ensino público.
Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios.
Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para financiar os custos da educação privada de seus filhos.
Pode-se estimar que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais –vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice-Presidente da República – deduzam um valor total de mais de 150 milhões de reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de financiar a escola privada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84 inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de cargo eleitoras.
O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros, os seguintes objetivos:
a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das autoridades para com a educação pública com a conseqüente melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a “evasão legal” de mais de 12 milhões de reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos fiscais à disposição do setor público, inclusive para a educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de, em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no Brasil.
Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118 anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão.
Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde 1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a qualidade que a elite dirigente exige para a escola de seus filhos.
Seria injustificado, depois de tanto tempo, que o Brasil ainda tivesse duas educações – uma para os filhos de seus dirigentes e outra para os filhos do povo –, como nos mais antigos sistemas monárquicos, onde a educação era reservada para os nobres.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a aprovação deste projeto.
Sala das Sessões,

Senador CRISTOVAM BUARQUE

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Jovem com rosto e corpo de modelo é atraída para o crime



Ela pensava ser advogada, e acabou na cadeia. Bonita, olhos verdes e corpo de modelo, uma garota de apenas 18 anos, saiu de Santa Catarina e foi para São Paulo. Ela foi usada pelo crime. Trata-se de uma jovem atraente que acabou indo para a prisão. Marinês pensava ser advogada.
“Eu creio que não era pela minha beleza, mas sim pelo meu saber. Pelo meu estudo que eles sempre pediam para eu fazer alguma coisa, ir no banco junto com eles, assim. Ou shopping ou contas. les queriam, devido ao meu nome está limpo”, diz. Bandida ou uma jovem ingênua? A polícia ainda investiga a ligação dela com roubos e drogas e tenta traçar um perfil da personalidade dessa moça de apenas 18 anos. “Nunca roubei antes”, conta ela. A beleza da moça chamou a atenção da polícia. “Nós tínhamos as imagens do circuito interno de monitoramento quando passou o trio e a moça chamou a atenção, até porque era uma moça bonita. O pessoal fez um comentário e quando olhamos fixamente, percebemos que se tratava do trio que havia praticado o roubo no supermercado”, declara o policial José Roberto Ramalho. Foi assim que Marinês virou personagem das páginas policiais. Ao passar perto do posto da Guarda Municipal, foi presa com dois cúmplices: um homem e uma menor de idade. Marinês achava que a vida que levava juntamente com seus familiares não era satisfatória e simplesmente deixou a casa simples na zona rural de Iporã do Oeste dizendo para a mãe que queria um futuro melhor. Queria trabalhar e estudar direito. Perdeu o emprego. Longe da família e aparentemente ingênua, foi atraída por más companhias.

Prefeitura Municipal de Eunápolis: por que parou?

Por que parou? A Prefeitura Municipal de Eunápolis simplesmente parou. Cadê as obras? Eram obras eleitoreiras e agora ném elas estão sendo colocadas em prática. Antes das eleições, algumas ruas foram asfaltadas, apesar da péssima qualidade do serviço. Bairros como Santa Lúcia, Centauro e Juca Rosa que tiveram algumas ruas asfaltadas, ou melhor borradas, os buracos estão tomando conta. É o dinheiro do contribuinte jogado no lixo. Pagamos impostos e queremos o melhor para a nossa cidade. É preciso que o povo acorde.
Obras eleitoreiras deveriam constar na Lei como crime eleitoral. Não queremos o pior para a nossa cidade, pelo contrário, queremos desenvolvimento e progresso. O orçamento do município de Eunápolis para o exercício de 2011, no valor de mais de R$ 160 milhões, já aprovado pela Câmara Municipal em 2010, é um bom orçamento. É saber aplicá-lo. Poucas cidades no Brasil têem à disposição um orçamento dessa grandeza. É preciso aplicar o dinheiro público com transparência e eficácia. Eunápolis merece o melhor.

Quem será o próximo presidente da Assembléia Legislativa da Bahia


Atualmente, há três postulantes para o comando da Assembléia Legislativa do estado da Bahia: Marcelo Nilo, atual presidente, Zé Neto (PT) e Ronaldo Carlleto (PP). Marcelo Nilo que pretende governar o Legislativo baiano pela terceira vez, está buscando junto aos petistas apoio necessário, porém a movimentação impede que o PT lance um nome próprio ou confirme o apoio ao atual chefe da Assembléia Legislativa. Os últimos acontecimentos vem favorecendo o deputado Ronaldo Carlleto – (PP). O mesmo vem fazendo um trabalho de conscientização juntos aos seus colegas parlamentares. Segundo informações, existem possibilidades reais do deputado, se tornar presidente da Assembléia Legislativa da Bahia

O Partido Progressista – (PP) elegeu seis parlamentares estaduais, segunda maior bancada situacionista depois do PT. A eleição para a presidência da AL acontece no dia 1° de fevereiro.