terça-feira, 13 de abril de 2010

QUEM É MARINA SILVA.

MARIA OSMARINA MARIA SILVA VAZ DE LIMA (nasceu em Rio Branco, em 08 de fevereiro de 1958) é uma política brasileira, ambientalista e pedagoga, filiada ao Partido Verde (PV) e Pré candidata à Presidência da República.
BIOGRAFIA:
Nasceu em uma "colocação" (casa de seringueiros, geralmente construidas sobre palafitas - chamada Breu Velho, no seringal BAGAÇO, a 70 km do Centro de Rio Branco, capital do estado do Acre. Seus pais, Pedro Augusto e Maria Augusta da Silva, tiveram 11 filhos, dos quais 08 sobreviveram.
Aos 15 anos foi levada para a capital, com uma hepatite confundida com malária. Teve a proteção do então Bispo do Acre, Dom Moacyr Grechi, que a acolheu na casa das irmãs Servas de Maria. Queria ser freira. ANALFABETA, foi matriculada no MOBRAL - O ambicioso projeto de alfabetização do regime militar. Levada à atividade pólítica e social pela Igreja Católica, MARINA acabou por ter contato com obras marxistas quando entrou na universidade, alí entrou para o Partido Revolucionário Comunista (PCR) que se abrigava no Partido dos Trabalhadores, sob o comando do Deputado José Genoino.
Formou-se em HISTÓRIA pela Universidade Federal do Acre.
Foi companheira de luta de Chico Mendes e com ele fundou a CUT - ( Central ùnica dos Trabalhadores) do Acre em 1985, da qual foi vice coordenadora até 1986. Nesse ano, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores - (PT) e candidatou-se à Depurada Federal, porém não foi eleita. Em 1988, foi a Vereadora mais votada do município de Rio Branco, conquistando a única vaga da esquerda da Câmara municipal. Exerceu seu mandato de vereadora até l990. Nesse ano candidatou-se a Deputda Estadual e obteve novamente a maior votação. Em 1994 foi eleita SENADORA DA REPÚBLICA pelo Estado do Acre, com a maior votação, enfrentando uma tradição de vitória exclusiva de ex-governadores e grandes empresários do estado.
Foi Secretária Nacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT de 1995 a 1997.
Pode se dizer que se tornou uma das principais vozes da Amazônia, tendo sido responsável por vários projeto, entre eles o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade.
Em 2003, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva - para a Presidencia da República, foi nomeada MINISTRA DO MEIO AMBIENTE. Desde então, enfrentou conflitos constantes com outros ministros do governo, quando os interesses econômicos se contrapunham aos objetivos de preservação ambiental.
Em decorrência de várias controvérsias, Marina Silva deixou o ministério.
Em 2007 um movimento apartidário de cidadãos, o " MOVIMENTO MARINA SILVA PRESIDENTE "
inicicou a defesa pública de sua candidatura, num movimento então denominado. A repercussão internacional deste movimento fez com que o Partido Verde EUROPEU pressionasse o PV do Brasil a convidá-La para afiliar-se em seus quadros.
No dia 19 de agosto de 2009, Marina Silva anunciou a sua desfiliação do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário