domingo, 6 de fevereiro de 2011

PORTO SEGURO: Casamento de preso na delegacia da Polícia Civil



PORTO SEGURO - Para que serve a prisão? Segundo a lei é para ressocialização do preso. Porém, aqui no Brasil e em grande parte do mundo, o que a sociedade observa é um amontoado de gente, sem trabalho, tratados como animais em condições totalmente adversas. Porém, uma luz no fim do túnel começa a aparecer e um exemplo disso é o que aconteceu na delegacia da Polícia Civil, na cidade de Porto Seguro, na tarde desta sexta-feira (04/02/11).
Aconteceu algo inédito e que vai servir de base como exemplo que quando quer, as coisas acontecem. Por iniciativa do agente de polícia Wérrisson, contando com o apoio da delegada Belª Eliana Teles Barbosa, iniciaram um programa realmente eficaz no sentido de colocar a palavra ressocialização para funcionar e iniciou com um casamento entre um preso e sua companheira que reside no bairro Baianão – na cidade de Porto Seguro – extremo sul da Bahia. Vale ressaltar, que outras ações de ressocialização já vinham sendo colocadas em prática.
Os noivos Fabiano Baião e a jovem Daise dos Santos, foram aplaudidos de forma bem acentuada. Fabiano afirmou que vai cumprir o resto da pena e voltar à sociedade totalmente confiante na recuperação. Ele citou que começava a confiar que o sistema carcerário do Brasil tem jeito.
A iniciativa foi aplaudida pela sociedade. Segundo o Site Atlântica News, o casamento foi celebrado pelo Bispo Jonas Rezende da Igreja Evangélica Ágape. Todos os presos em uma só voz gritaram alto para todos os convidados; que nascia uma esperança para eles, porque estavam sendo tratados como seres humanos.
OPINIÃO DO BLOG:

O sistema carcerário no Brasil é degradante e é um dos problemas que mais afligem a sociedade brasileira atualmente é o que se deve fazer com aquela pessoa que agiu de forma ilícita, que transgrediu as normas ditadas pelo estado. Talvez tal fato possa ser comprovado com as altas taxas de fugas e rebeliões que hoje existem no Brasil, bem como através das taxas de reincidência dos presos brasileiros.
O preso tem que ser punido e a pena tem que ser eficaz e justa, uma vez que o condenado deve estar recuperado quando sair da prisão, pronto para reincorporar-se à sociedade e não mais agir em desacordo com a lei. Só que no Brasil o que se vê atualmente, são instituições penitenciárias conhecidas como ‘’escolas do crime’’ que não cumprem seu papel ressocializante. A iniciativa da delegacia Civil de Porto Seguro, deve servir de exemplo. Ainda tem jeito, basta acreditar. Foi um gesto simples, mas de uma importância significativa no tocante ao resgate da auto-estima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário