Postagens populares

terça-feira, 4 de maio de 2010

Suspeito do caso de Times Square será processado por terrorismo

04/05/2010 14h34 - Atualizado em 04/05/2010 14h45

Paquistanês compareceu diante de juiz federal nesta terça em Nova York.
Ele admitiu crime e deu 'informações úteis', segundo o secretário de Justiça.

Do G1, com agências internacionais

O cidadão paquistanês naturalizado norte-americano Faisal Shahzad vai ser processado por ato de terrorismo e tentativa de uso de arma de destruição em massa, afirmou nesta terça-feira (4) o secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder.

Shahzad havia sido preso na véspera, suspeito de ter estacionado um carro-bomba que não explodiu em Times Square, em Nova York, no sábado.

Holder disse que Shahzad foi interrogado, admitiu envolvimento no caso e repassou às autoridades informações úteis na investigação do caso. Os EUA querem saber se ele agiu sozinho ou se tem conexões com redes terroristas internacionais.

Faisal Shahzad, de 30 anos, foi detido às 23h45 (0h45 de Brasília) de terça-feira, afirmou um comunicado da procuradoria de Nova York.

suspeitoO suspeito, em foto publicada em seu perfil do Orkut e reconhecida por vizinhos. (Foto: AP)

O carro-bomba potencialmente mortífero foi desativado no sábado na própria Times Square,

A prisão da noite de segunda-feira foi resultado de uma operação de busca do suspeito, identificado horas antes pelas autoridades graças a informações fornecidas pelo vendedor do veículo e ao exame minucioso do carro, que ficou intacto sem a detonação do dispositivo.

O suspeito teria comprado o Nissan Pathfinder verde em Bridgeport, cidade em que ele mora, no estado de Connecticut, ao nordeste do estado de Nova York, nas últimas três semanas.

Segundo a imprensa americana, Shahzad pagou a compra em dinheiro, sem deixar rastros nem documentos assinados. Além disso, ele teria visitado recentemente o país de origem.

De acordo com fontes da investigação, o suspeito teria comprado a caminhonete por menos de US$ 2.000, por meio da rede Craigslist, de classificados na internet.

O homem foi filmado trocando de camisa por uma das 82 câmeras de vigilância policial antes da divulgação do alerta e da retirada dos milhares de turistas presentes em Times Square, próxima da Broadway.

A polícia encontrou no veículo dispositivos de fogos de artifício, tanques de propano, gasolina, fertilizante e dois relógios.

Os motivos da falha do detonador ainda não foram esclarecidos, depois que a caminhonete pegou fogo parcialmente, mas segundo especialistas o dispositivo parece ter sido bastante improvisado e obra de alguém com pouca experiência.

O fertilizante estava em uma caixa de metal. Outro tipo de fertilizante pode ser usado em explosivos similares ao utilizado por Thimothy McVeigh no atentado da cidade de Oklahoma em abril de 1995, que matou 168 pessoas. Mas as autoridades afirmaram que a substância neste caso não era explosiva.

A polícia informou, no entanto, que se a bomba tivesse explodido teria criado uma "significativa bola de fogo" capaz de matar várias pessoas.

Um vendedor de rua, veterano da guerra do Vietnã e agora transformado em herói nacional pela imprensa americana, percebeu a fumaça saindo do veículo e sentiu o cheiro de pólvora, antes de avisar a polícia.

Nova York está em alerta terrorista desde os atentados de 11 de setembro de 2001. O grupo talibã paquistanês Tehrik-e-Taliban reivindicou o ataque frustrado de sábado.

Especialista examina interior do Nissan Pathfinder, deixado  com explosivos no sábado (1º), em Times Square, no Centro de Nova York.Especialista examina interior do Nissan Pathfinder, deixado com explosivos no sábado (1º), em Times Square, no Centro de Nova York. (Foto: Reuters)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário